#aquelequadrinho

Dizem que tem um seriado baseado em uma das melhores séries dos quadrinhos que se tem notícia. E isso é verdade. Quem me conhece sabe que sempre costumo dizer: “uma adaptação é uma adaptação”, portanto, merece toda desculpa e paciência do mundo. Nesse caso isso não cabe. A HQ Lúcifer é uma obra prima. A história se desenvolve segundo a Grand criação do Mestre Neil Gaiman. Sim. Não tem nada de bíblico nessa criação. O Lúcifer de Gaiman vale a pena (que me desculpem os cristão, especialmente aqueles que passam o dia atribuindo fatos ao cara). Gaiman criou um personagem complexo e apaixonante ao dar o mote: entediado do inferno e da rotina de coordenar tal empreendimento, Lúcifer vai pra terra, abre um bar e fica tocando piano Durante as noites e se divertindo. A série segue desse mote presente em Sandman e passa a desenvolver uma história magistral, magnífica, bela e estonteante.
Eu tenho algumas edições mas confesso que li tudo em PDF. É um quadrinho raro de se achar. Mas, aconselho, não perca seu tempo assistindo a droga da série. Vá direto na Fonte. Você não pode morrer sem ler essa pérola.

 

corre lá pra ler (enquanto deus deixa):

 

https://hqbr.com.br/hq/L%C3%BAcifer

 

lucifer

Fotos que nos revelam Um Mundo. . .

Essa foto foi tirada em dezembro de 2014. É de uma garota síria de apenas 4 anos na época. Seu nome: Adi Hudea. Essa foto foi tirada em um campo de refugiados sírios em Atmeh, pelo fotógrafo turco Osman Sagirli. Essa foto correu o mundo e é, pra mim, a melhor forma de resumir o significado do que é o imperialismo. Infelizmente esse é o melhor exemplo do que é essa fase final do capitalismo. Essa garota de 4 anos mordeu os lábios, ergueu os braços, esperou ser baleada, alvejada, morta. Essa garota de 4 anos confundiu a câmera fotográfica de Osman; pensou que era uma arma.

 

PESADO

#dasleituras

O Marcos Bagno é talvez o maior defensor de nossa língua enquanto uso vivo, questionador dos proveitos tirados de várias formas e modos de nossa maior característica nacional. Nesse seu estudo ele nos brinda com algo presente em nosso dia a dia e que, muitas vezes, nem nos tocamos. super recomendo essa leitura.

precon.jpg

#aquelequadrinho. . .

jc
Esqueça tudo que lhe disseram sobre HQ. A chamada nona arte se encontra e se acaba aqui, no mais profundo que se pode achar quando se fala na Vertigo (selo da DC voltado para um público mais adulto, criado na verdade pra salvar a lavoura. As pessoas não estavam mais lendo quadrinhos em meados dos anos 80 e a saturação dos corpos exagerados e hipersexualizados de quadrinhos como X-Men não tava dando caldo).
Aí criaram essa boa saída: investir em historias mais maduras, adultas, para além dos caras com cuecas sobre a calça. Se tu ainda diz que quadrinho é coisa de criança, num sabe oq tá dizendo.
Por isso esse quadrinho que trago é tão importante:
Newcastle apresenta o maior segredo de John Constantine. Quando te falarem em Steve Dillon e Garth Ennis (sei nem se escrevi certo) saiba que estão falando de dois gênios. É simples: John Constantine tentou salvar uma menina de nome Astra. O ritual deu errado e um demônio levou a alma inocente dela pro inferno. Esse é o motivo pq nosso antiheroi é tão complexado.
Essa edição é um marco p quem deseja saber oq é HQ de verdade.
Banca Elshaday Quadrinhos tem material desse tipo. Dá uma sacada lá. Hj eu tô bonzinho. Dando Spoiller e dica tudo de uma vez.

Ainda vou marcar onde adquirir essa pérola.

 — em  Livraria Pacobello.

Fotopoemas. . .

gonzaga

A leveza de uma rosa
acaba no espinho
quando o amante endurece
e força o carinho
ele a toca de mau jeito
violenta a massa
há que ter muito respeito
no trato com a moça

cada toque é um cumprimento
à sua beleza
cada gesto é entendimento
da sua grandeza
essa rosa é sempre-viva
aquieta, revolta
ela dorme e sonha um pouco
mais nunca está morta

cuida bem da rosa-povo
senão ela corta
sempre-viva também sonha
mais nunca está morta.

(Rosa Povo- Gonzaguinha)

Essa letra maravilhosa, poesia pura, é um espelho sobre tudo que tem acontecido em nosso país nesses últimos tempos.

Das Leituras. . .

img-1029272-os-outubros-de-taiguara-um-artista-contra-ditadura-musica-ce
Os Outubros de Taiguara, da jornalista Janes Rocha, é uma leitura obrigatória pra quem deseja se aprofundar na história cultural do país, sobretudo enxergar os caminhos que o país andou antes, durante e depois de 1964. Criado sob as influências da era de Ouro do rádio, filho de pais músicos,Taiguara Chalar da Silva bebeu da Fonte de nossa melhor cultura popular, se aprofundando também no que era nossas raízes latino-americana. Na juventude viveu a efervescência dos grandes festivais e do movimento Cultural Universitário (o CPC da UNE e etc.), vivenciando mais tarde aquela que foi a maior luta contra a censura de nossa música (hoje confirmado. Taiguara foi o cantor mais censurado pelo regime) e tendo sido lutador, até nos deixar em 1996, não sem antes viver a retomada da democracia e ver o surgimento da indústria Cultural fonográfica, sobretudo nos monopólios formados de rádios, TVs e as grandes gravadoras no final dos anos 80/começo dos anos 90. Conhecer esse artista é conhecer o nosso país, nosso povo, nossa história. O mais interessante nisso tudo é o fato de Taiguara ser o maior músico, cantor, compositor, letrista e intérprete de nossa música. E isso não é opinião minha, mas o processo de apagamento, hoje diminuído pelo advento das mídias digitais, q sua obra viveu ganha nova luz com essa biografia maravilhosa. Repito, leitura obrigatória pra quem gosta de boa música e desejar conhecer mais esses grandes personagens que marcaram nossa história.
Mais. . .

Nossa Cultura é Black, pô!

gilberto gil

Gilberto Gil. . .

Gilberto Gill é a musicalidade sonora de nosso tropicalismo. enquanto Caetano vinha com toda bagagem intelectual, as frases feitas, os pensamentos soltos, e outros como Tom Zé, com a harmonia e a composição, esse baiano da raça colocou nossa música em um outro patamar, elevando-a com distinção. suas principais influências: Caymmi, Luís Gonzaga, Bob Marley e João Gilberto. dessa mistura surgiu esse preto gênio!

Mais. . .

http://clovesmaia.blogspot.com.br/2011/07/gilberto-gil-esoterico-capacidade-de-se.html

Bom disco Bom

F.UR.T.O

capa do primeiro (e único- até agora) disco da banda liderada pelo grande Marcelo Yuka. o nome da banda é a sigla para Frente Urbana de Trabalhos Organizado.

 

F.UR.T.O “Sangueaudiência”

Foi depois de uma matéria que eu li no jornal A Verdade, (da Claudiane Lopes )que fui ouvir o F.U.R.T.O. Eu só conhecia umas duas músicas da banda ( Não se preocupe comigo e flores nas encostas do cimento. Na época que lançaram o disco fizeram os dois clips dessas músicas, e passava na MTV). Pelo discurso dele a mídia nunca deu muito espaço pra ele, especialmente depois que ele entrou no PSOL. O cd deles é muito profundo. É um dos discos que mais escuto, até hoje, e sempre tem algo novo pra descobrir (uma batida diferente, um instrumento novo no meio de um refrão, uma citação numa letra e etc.) ou seja: depois do Manguebeat eu não vi nada mais revolucionário em termo de sonoridade, arranjos, produção e letras que “Sangueaudiência”. Ele já abre o cd com um xaxado eletrônico (Terrorismo Cultural ) que é simplesmente de outro mundo. (eles roubaram livros e fugiram em manifesto). Ou seja, eu conheci a música do Yuka por causa do jornal A Verdade, assim como outros nomes de nossa arte e cultura. Um veículo precioso de difusão cultural. Depois que ele “saiu” da banda O Rappa o grupo desandou. Hoje é só uma sombra. E quem não viaja quando escuta “Me Deixa”, “A Minha Alma”, e outras letras dele? Depois de Chico Ciência, Renato Russo e Mano Brown, Yuka é a mente da música de conteúdo social em nosso país.Um trabalho visceral que precisará de décadas para ser descoberto e mais décadas para ser entendido.