Dê Dica: Gram “Outro Seu” (2014)

Capa

Capa do disco lançado em 2014 pela Sony

 

Quando alguém me disse que o Gram iria voltar, confesso que não acreditei. Como não sou muito “ligado” em internet (por razões livrescas e econômicas) não costumo acompanhar os últimos memes sobre o ultimo escândalo envolvendo o ultimo eliminado do BBB 886. Mas o Gram é outra história. Parada dês de 2007, após dois maravilhosos discos e um MTV Apresenta, o vácuo deixado pela “banda do clip do gatinho” era enorme. Parece que o Gram levou consigo o que tinha de novo na música alternativa nacional. Cascadura, Ludov, Bidê ou Balde, Luxúria, Maldita, Teatro Mágico. . .os anos 2000 trouxeram uma renovação musical pro cenário musical alternativo maravilhoso. Várias bandas, independente se recém-formadas ou mais antigas, somavam-se ao novo cenário promovido pela ascensão da internet e o predomínio da MTV como alternativa e formadora de público/opinião.

Eu tinha uns 16 anos quando vi o clip de “você pode ir na janela”. Acho que a minha reação foi igual à de milhares de jovens. Aquele clip não tinha explicação. Aquela letra dizia tudo que em milhares de anos, adolescentes e jovens ligados no mundo da MTV jamais iriam conseguir dizer. Eu não tinha TV, mas, na casa da vizinha, fiquei cantarolando (erradamente, é claro) o refrão. Aí os caras anunciam que vão voltar depois de sete anos de solidão e música enlatada.

“Outro Seu” é a soma das experiências e amadurecimento de Pagotto (baixo), Falvo (batera), Loschiavo (guitarra) e tudo com sangue novo.  Aí a coisa ficou tensa!  -“um novo vocalista?” “-como assim, produção?” mistura natural (e esperada) de medo e nostalgia. E parece que deu certo. Quando a música é boa agrada até os mais exigentes. Geralmente, quando uma banda volta depois de um tempo parada fica naquela coisa: lançar música nova, som novo ou alimentamos a saudades dos antigos fãs? Aí o Ferraz vem e substitui o Sergio Filho à altura. O cara, sem dúvida, é um novo Gram.

O disco é um EP com 7 inéditas, destaque para “Sei” (Carrega essa flor faz dela sua paz/Que o medo te afasta e me prende a um caminho que eu já sei de cor) e “Condição” (Você diz que vai mudar/Mas você só diz). Gram está de volta para os amantes do om e velho Rock and roll. Com outro vocalista, outro fôlego, “outro seu”. . .